quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Espaço Jovem

Tribo urbana é o nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais e/ou ideologias políticas semelhantes. Algumas tribos são alternativas à ordem social baseada na organização familiar, outras são apenas nomes genéricos dados a determinados grupos de pessoas.
A ideia de tribo urbana é comumente usada para descrever grupos de jovens que buscam se diferenciar tendo por base uma referência de grupo.

Uns se unem pelo gosto musical. Outros, pela paixão por um esporte ou pelas afinidades culturais. Uma vez juntos, adotam um dialeto próprio, incorporam roupas, acessórios e passam a ter estilos de vida semelhantes como, por exemplo, os Emos, punks, surfistas, skatistas, etc.


Sem saber a fundo o que cada grupo deste significa, quais são as suas ideologias, o que eles praticam, como eles se comportam diante da realidade do mundo, porque eles resolveram adotar este tipo de comportamento, as pessoas “normais” fazem um “pré-julgamento” destes grupos e destes seguidores. Este pré-julgamento vem acompanhado de discriminação, desrespeito e preconceito.  Isso só afasta ainda mais estes grupos do convívio com a sociedade.

Conversando com dois jovens, que seguem um grupo/estilo chamado HardCore e Emocore - estilos de musicas diferentes - eles contaram que gostaram do estilo de música de uma banda de rock e começaram a se vestir igual aos integrantes desta banda, ouvir este estilo de música, usar calças apertadas, coloridas, fazer um corte de cabelo diferenciado etc. Quando eles decidiram fazer parte deste grupo, logo se depararam com alguns obstáculos: a família e a sociedade.

A primeira impressão que estes tiveram deles é que eles viraram homossexuais e drogados. Mas conversando com eles disseram que este é o pré-julgamento que quase todas as pessoas fazem em relação a aparência deles. Mas eles não viraram homossexuais e nem drogados, só adotaram um estilo diferenciado de se vestir. Acredito na pluralidade de opções e de estilos de vida, desde que acima de tudo esteja a vida, a liberdade, a felicidade, a construção (ou re-construção) da pessoa, não importando se ela esteja de calça azul-marinho e camisa branca ou com um macacão cor-de-abóbora da cabeça aos pés.

Da mesma maneira que as pessoas fazem um pré-julgamento destes grupos, elas fazem também um pré-julgamento em relação ao Evangelho de Jesus Cristo, que neste contexto considero também uma Tribo (grupo de pessoas que se reúnem). Este grupo sofre, também, com a discriminação e com o preconceito. Por falta de conhecimento, as pessoas julgam que fazer parte deste grupo, é ser careta, chato, radical. Mas, fazer este pré-julgamento é errado, pois participar do grupo que segue Jesus Cristo é ter paz, alegria, amor, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5.22). Além de tudo isso que Jesus nos oferece, Ele nos fez uma promessa: a vida eterna (1 João 2.25). Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16). Jesus veio para nos trazer esperança.

Muitos tem buscado um estilo de vida diferente do que tem vivido, procuram isso em bandas musicais, em esportes, em artistas famosos, programas de televisão, drogas, etc. Mas não há nada melhor do que fazer parte da Tribo de Cristo, não faça um pré-julgamento, procure entender e descobrir o que essa Tribo pode lhe oferecer.

Tire a venda dos olhos e você verá, Jesus quer você do jeito que você é, não importa a que tribo/grupo você pertença, não importa qual seja o seu estilo. No Evangelho de João 6.37 diz: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”, e também em João 7.24 diz: Parem de julgar pelas aparências e julguem com justiça.

O homem olha para a aparência e Deus olha para o que realmente interessa, o coração (1 Samuel 16.7), ...porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.
Jesus te convida hoje, para fazer parte da sua tribo. Ele diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo“. Apocalipse 3.20

Não faça pré-julgamento antes de conhecer os fundamentos de todas as tribos. Faça parte da melhor tribo, a Tribo de Jesus Cristo. Somente Ele o amou com um amor incondicional. Venha, Jesus está te esperando. A hora é agora, amanhã pode ser muito tarde.

Naielen Cabanilha
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário